Ariano Suassuna, escritor, dramaturgo e professor brasileiro, nasceu em 1927, no estado da Paraíba, nordeste do Brasil. Suassuna foi um dos principais representantes do Movimento Armorial, que busca valorizar a cultura popular nordestina, incorporando elementos tradicionais em suas obras. Ariano Suassuna morreu em 2014.
Sua obra mais conhecida é "O Auto da Compadecida", uma peça teatral que também foi adaptada para cinema e televisão. Além disso, Suassuna foi autor de outras obras importantes, como "O Santo e a Porca" e "Romance d'A Pedra do Reino". Seu estilo literário é marcado pelo regionalismo, uso de elementos folclóricos e crítica social.
Além de sua contribuição para a literatura, Ariano Suassuna teve uma carreira notável como educador, ocupando cargos importantes no campo acadêmico. Sua paixão pela cultura popular, aliada a sua erudição, fez dele uma figura única na cena cultural brasileira, deixando um legado significativo para as gerações futuras.
A Exposição Ariano Suassuna conta a história e o legado do escritor e dramaturgo paraibano, cuja morte completa 10 anos em 2024, reafirmando nosso compromisso com a arte e a cultura.
Foram cedidos cerca de 200 itens para a exposição, como a máquina onde o dramaturgo escreveu o Auto da Compadecida, alguns materiais da família e objetos pessoais de Ariano Suassuna.
A exposição inicia no dia 03 de fevereiro e segue durante todo o ano, aberta ao público em todo primeiro sábado do mês, das 14h às 18h. A entrada é gratuita, mas é necessário fazer uma inscrição online. (no botão abaixo)
Explore as obras de Ariano Suassuna, absorva sua visão única do mundo e mergulhe na riqueza de sua expressão criativa. Esperamos por você para compartilhar juntos essa experiência cultural enriquecedora!