Com a ampliação da possibilidade de terceirização, muitas empresas adotaram essa alternativa como solução para otimização dos recursos.
Ocorre que, na rotina prática é extremamente importante que exista um direcionamento específico para evitar que a contratação de serviços terceirizados se torne um problema para a empresa, pois, não são incomuns os pedidos judiciais de reconhecimento de vínculo do funcionário terceirizado com a empresa contratante.
De pronto, podemos listar os seguintes benefícios da realização de uma assessoria trabalhista na condução das atividades de terceirização:
– Identificação de desacordos nos aspectos jurídicos trabalhistas da relação entre a empresa contratante com os funcionários das empresas terceirizadas;
– Verificar se a empresa prestadora dos serviços, que fornecerá a mão de obra terceirizada, está cumprindo as normas trabalhistas, afim de se evitar eventual responsabilização da tomadora de serviços.
– Prevenção de litígios futuros;
– Estímulo a boas práticas na relação laboral;
– Impacto positivo para a relação de trabalho;
Neste cenário, a assessoria trabalhista figura como possibilidade de identificação de irregularidade nas relações de trabalho entre a empresa contratante e os funcionários das empresas terceirizadas, sendo de extrema importância que seja realizada uma análise na rotina da empresa para adequações.