Por Elora Fernandes (Advogada Associada)
Como é sabido, o PIX é uma nova tecnologia do mercado financeiro que tem por fim permitir transações bancárias em poucos segundos, gratuitamente e sem limite de dia ou hora.
Assim, de forma ágil, seu uso tem se tornado cada vez mais comum, e como consequência, tem ocorrido o aumento das tentativas de golpes e fraudes financeiras a utilizar a forma de pagamento conhecida como PIX.
Portanto, saiba como não cair nos golpes mais comuns do sistema financeiro e como agir se você for vítima de algum golpe:
DICA 1: A primeira regra é desconfiar de mensagens, ligações e e-mails que solicitem informações pessoais e financeiras, sobretudo se essas ocorrem pedindo urgência na resolução, alegando que se não for realizado daquela forma, o correntista sofrerá o cancelamento da conta.
DICA 2: Não clique em links maliciosos recebidos via Whatsapp, mensagens de texto ou e-mail ou forneça senhas e sequencias numéricas.
DICA 3: Duvide de promessas de ganho fácil de dinheiro. Via de regra, existe a condição de pagamento de algum valor antecipado e é nesse cenário que o golpe acontece.
DICA 4: Não realize transferências para contas de desconhecidos a pedido de terceiros. Inclusive, se receber algum pedido de suposto familiar ou amigo, confirme antes se o pedido de fato veio de pessoa conhecida ou se eventualmente alguém não está se passando por ele.
DICA 5: Caso receba o pedido para que apague o contato anterior do telefone de seu conhecido, desconfie se houver o pedido de transferência de valores ou pagamentos. Normalmente é feita essa orientação para que você não tenha mais o número correto em sua agenda para confirmar a veracidade das informações solicitadas.
DICA 6: Os golpistas têm se passado por funcionários das instituições financeiras, buscando confirmar dados e oferecendo ajuda com o cadastro da chave PIX. Não forneça informações, pois o objetivo é obter conhecimento de seus dados para realização de transferências sem seu consentimento.
DICA 7: Se você foi vítima de algum golpe ou tiver conhecimento de fraudes realizadas em seu nome, comunique imediatamente à instituição financeira, guarde todos os protocolos dos atendimentos. Ato contínuo, dirija-se a uma delegacia e registre um boletim de ocorrência. Se não houver solução, procure o seu advogado.