Por Higor Lira (Advogado Coordenador)
Por Higor Lira (Advogado Coordenador)
Esta semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciará as notificações aos segurados que tiveram seus benefícios revisados administrativamente e, após procedimento, foi verificada a necessidade de reavaliação dos documentos que embasaram a concessão do benefício.
Estima-se que, em todo país, cerca de 1.7 milhão de beneficiários serão notificados por meio de carta, que serão enviadas via Correios e também estarão disponíveis através do aplicativo dos Correios, por meio de um novo serviço chamado “Entrega Digital”. A solução amplia o acesso dos segurados às cartas e notificações oficiais enviadas pelo INSS.
Essa nova alternativa de recebimento da comunicação, via aplicativo dos Correios, permite aos destinatários terem acesso às correspondências, mesmo diante de situações que impossibilitam a entrega da carta física, como endereço desatualizado.
É necessária muita atenção tendo em vista que após o recebimento da carta, os beneficiários terão 60 dias para enviar a documentação solicitada, preferencialmente de maneira eletrônica pelo MEUINSS e, em não sendo possível, agendar comparecimento em uma agência do INSS mais próxima de sua residência, devendo ser anteriormente agendado através do telefone 135..