Por Daniella Duarte (Advogada Associada)
Por Daniella Duarte (Advogada Associada)
80% das micro e pequenas empresas desaparecem antes de completarem um ano, e mais de 50% das empresas fecham com menos de cinco anos, segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Sebrae realizou um estudo sobre os dados e identificou que a principal causa do fechamento das empresas é a falta de planejamento prévio.
A ausência de elaboração de um plano de negócios, análise da concorrência, custos e variáveis, são por vezes deixados de lado por aqueles que querem empreender.
Adicionalmente, as empresas deixam de contratar profissionais especializados para a elaboração do contrato social, a escolha do modelo tributário adequado, o registro da marca, o modelo de contratação adequado às suas atividades, dentre outras situações que precisam ser observados por todos aqueles que desejam empreender, por isso, é de suma importância um assessoramento jurídico para o desenvolvimento regular do negócio, pois o empresário terá meios para mensurar os riscos do seu negócio.